Vitaminas
Prevenção
Menopausa: como lidar com esta fase?
- 4 min leitura
Porque acontece a menopausa?
A menopausa é uma etapa natural no ciclo de vida da mulher, assinalando o fim da fertilidade. Este processo é diagnosticado clinicamente após 12 meses consecutivos sem a ocorrência do período menstrual.
À medida que a mulher avança no processo natural de envelhecimento, a atividade dos ovários diminui de forma gradual, deixando de libertar óvulos todos os meses.
Este processo pode dividir-se em três etapas:
- Pré-menopausa: abrange toda a fase fértil até ao início da menopausa;
- Menopausa: refere-se à última menstruação da vida da mulher;
- Pós-menopausa: inicia-se após a última menstruação.
Principais sintomas
Segundo o estudo “Menopausa: como é vivida pelas mulheres em Portugal”, nove em cada 10 mulheres são afetadas por, pelo menos, um sintoma.
Entre os sintomas mais comuns, destacam-se o aumento da gordura abdominal (57%), os afrontamentos (55%), as insónias (54%) e a sensação de fraqueza ou cansaço (47%).
Cuide de si na menopausa
- Tratamentos hormonais: O uso de contracetivos de baixa dosagem pode ajudar a aliviar sintomas como afrontamentos, alterações de humor e secura vaginal. Esta terapêutica hormonal pode ser administrada por via oral, transdérmica ou localmente;
- Tratamentos não hormonais: Existem alternativas, como os antidepressivos, que podem ser eficazes no controlo de alguns sintomas. No entanto, a escolha destes medicamentos deve ser sempre personalizada e feita com supervisão médica;
- Mudanças no estilo de vida: A prática regular de exercício físico (natação, aeróbica, caminhadas, saltar à corda, etc.) e uma dieta equilibrada são essenciais;
- Suplementos nutricionais: Suplementos de cálcio e vitamina D podem ser benéficos para aliviar certos sintomas;
- Fisioterapia: Os exercícios de Kegel (indicados para fortalecer o pavimento pélvico) são ideais para prevenir a incontinência urinária.
É fundamental abordar a menopausa de forma holística com o ginecologista a assumir um papel central na orientação médica.
Igualmente importante é o cuidado com a saúde mental, dado que o apoio psicológico pode ser vital para enfrentar os desafios emocionais que surgem neste período.
Com o Plano de Saúde Agilcare, tenha acesso a descontos exclusivos em consultas de especialidade, tratamentos e análises clínicas.
Partilhe este artigo:
Newsletter
Newsletter
Prevenção