vitamina c

Vitamina C: conheça os 3 principais benefícios

Importante no funcionamento do sistema imunológico, a vitamina C ajuda na cicatrização de tecidos e na absorção de ferro.

Qual a dose diária recomendada de Vitamina C?

A dose diária recomendada pode variar consoante a idade e o género da pessoa.
Bebés até aos 6 meses devem ingerir 40 mg de vitamina C, já dos 7 aos 12 meses a dose recomendada é de 50 mg. Até aos 3 anos a ingestão desta vitamina deve representar 15 mg.

Após os 4 anos e até a criança completar os 8 anos de idade, a dose diária recomendada é de 25 mg aumenta para 45 mg em crianças dos 9 aos 13 anos de idade. A partir dos 14 anos a dose diária varia consoante o género.

Meninas dos 14 aos 18 anos devem ingerir 65 mg, enquanto no sexo masculino este valor sobe para 75mg.
A dieta diária de um homem adulto deve incluir entre 90 mg, já nas mulheres adultas é de 75 mg por dia. Estes valores devem aumentar no caso de fumadores.

Benefícios da Vitamina C

Reforça a Imunidade

Uma das principais funções é o reforço do sistema imunológico. A produção de glóbulos brancos aumenta , o que permite uma melhor defesa do organismo contra  agentes externos como vírus ou bactérias.

Combate o envelhecimento da pele

Não só atua como antioxidante no tratamento do envelhecimento da pele, como estimula a síntese do colagénio e reduz as rugas. Além disso, aumenta a luminosidade da pele e uniformiza o tom.

Evita a anemia

É uma vitamina hidrossolúvel (solúvel em água) que é encontrada em diferentes alimentos e também pode ser obtida através de suplementos alimentares. Neste sentido, é fundamental para a biossíntese do colagénio e está envolvida no metabolismo proteico. 

A sua falta pode causar sintomas como fadiga, mal-estar e inflamação das gengivas. Em casos mais graves pode dar origem a escorbuto (doença rara que provoca alterações em vários processos do corpo). Pode ocorrer dor nas articulações, inchaço e sangramento das gengivas, devido ao enfraquecimento dos tecidos conjuntivos. 

O aconselhamento médico para a toma de suplementos de vitamina C é fulcral, uma vez que o excesso desta vitamina provoca diarreia, náusea, vómitos, insónia e dores de cabeça.

Alimentos ricos em Vitamina C

Antes de apresentarmos os alimentos ricos, deixamos algumas recomendações sobre o seu consumo:  

  • Dê preferência aos alimentos crus. No processo de cozedura existem perdas consideráveis desta vitamina;  
  • Opte pelo consumo de frutas e legumes frescos, uma vez que a própria refrigeração leva a perdas;  
  • Frutas devem ser consumidas logo que são cortadas, bem como os sumos devem ser bebidos mal terminados de fazer.

Apresentamos, então, a lista dos alimentos ricos e a quantidade referente por 100g.

  • Brócolos – alimento rico em fibras e fornece 89mg de vitamina C por cada 100g. Este alimento é considerado versátil porque pode ser consumido de múltiplas formas: salteado, cozido, em sumos, sopas, saladas ou até cru.

  • Couve portuguesa – tem cerca de 90mg por cada 100g, se for consumida crua. O valor desce para 58mg por 100g quando é cozida. Trata-se de um alimento que pode ser consumido ao natural, salteado ou até em sopas. 

  • Laranja – citrino conhecido pelo seu teor de vitamina C; contém 50mg por 100g. Contém, ainda, teores elevados de ácido fólico, fibra, minerais, potássio e magnésio. 

  • Morango – esta fruta contém cerca de 60mg por cada 100g. Pode ser consumida ao natural, mas também é um ótimo ingrediente para sumos e sobremesas. 

  • Pimento vermelho – a proporção desta vitamina varia consoante o tipo, no entanto, o pimento vermelho é um dos mais ricos porque contém cerca de 140mg por cada 100g. Pode-se consumir de várias maneiras, desde cru, grelhado, assado, até salteado, marinado ou até em conserva. 

  • Salsa – este ingrediente é versátil e tem um elevado teor de vitamina, uma vez que tem cerca de 133mg por cada 100g. 

  • Kiwi – tem cerca de 92mg por cada 100mg. É um ingrediente que pode ser utilizado em batidos, compotas ou sumos.

Saiba mais sobre alimentação e suplementos alimentares através de uma consulta com um nutricionista.

Com o Plano de Saúde Agilcare, tenha acesso aos melhores profissionais e descontos exclusivos em consultas de nutrição desde 20€.

Saiba mais >

Partilhe este artigo:

Newsletter

Receba as melhores dicas para a sua saúde

Siga-nos nas Redes Sociais.

Artigos Recentes

Temas em destaque