Glossário

Abdómen Agudo

Dor abdominal súbita e de alta intensidade. Carácter urgente e diagnóstico específico, necessita de tratamento cirúrgico (apendicite, pancreatite, etc)

Adenite

Inflamação de um ou mais gânglios linfáticos. Causada por infeções agudas ou doenças crónicas.

Amenorreia

Ausência de menstruação. Pode ser considerada primária no caso de adolescentes entre os 14 e os 16 anos, ou secundária, quando as mulheres têm ciclos regulares e deixam de menstruar durante mais de três meses.

Artrite

Inflamação de uma ou mais articulações. Pode ter várias causas, entre elas: traumática, degenerativa ou inflamatória.

Artrose

Perturbação crónica e degenerativa das articulações. Pode manifestar dor, limitação de movimento e diminuição da função.

Apneia do Sono

Patologia caracterizada por ruídos e interrupções na respiração que se repetem, pelo menos, 5 vezes num período de 60 minutos.

Amigdalite

Corresponde à inflamação das amígdalas, que pode ser causada por vírus ou bactérias.

Astigmatismo

Erro refrativo num determinado eixo, a imagem na retina surge desfocada. É um dos problemas de visão mais comuns.

Brônquio

São órgãos do sistema respiratório, que garantem que o ar chegue aos pulmões.

Bronquiolite

Inflamação dos bronquíolos normalmente associada a infeção viral.

Bronquite

Inflamação dos brônquios.

Cirrose

Substituição do tecido normal de um órgão por tecido cicatricial fibroso devido à morte celular. Ocorre devido a agressões contínuas por álcool, medicação ou outros agentes que prejudicam o funcionamento do órgão.

Colesterol

O colesterol é um lipídeo (gordura) que tem muitas funções essenciais ao organismo. É uma das várias substâncias produzidas pelo próprio corpo, embora possa também ser adquirido através de uma alimentação saudável.

Conjuntivite

Inflamação nos olhos. Pode ser provocada por infeção, alergia ou outra irritação.

Cãibras

Contrações involuntárias dos músculos que surgem, normalmente, após a prática de exercício físico intenso, refeições ou durante o sono.

Cefaleia

Termo médico referente a dor de cabeça que pode aumentar devido condições externas (luz, movimento, ruído) ou condições internas (emoções).

Défice Imunitário

Deficiência do sistema responsável pela proteção do organismo, o sistema imunitário. Leva a um maior risco de infeção e menor capacidade de as combater.

Disfunção erétil

Incapacidade, constante ou recorrente, de ter uma ereção durante a estimulação sexual.

Derme

Segunda camada da pele, está imediatamente abaixo da epiderme.

Derrames

Os derrames são dilatações de pequenos vasos sanguíneos de tom avermelhado e similares a pequenos fios superficiais. Favorecido pelo calor, sedentarismo e envelhecimento.

Dermatite Atópica

Inflamação crónica nas camadas superficiais da pele, costuma afetar indivíduos que sofrem de asma.

Diabetes

Doença crónica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue.

Doenças Crónicas

Patologias de progressão lenta e que se prolongam no tempo. Inclui doenças cardiovasculares, cancro, doenças pulmonares, diabetes, acidentes vasculares cerebrais, doenças orais, distúrbios mentais e artrite.

Epiderme

Camada superficial da pele, ou seja, a que está diretamente em contacto com o exterior. É constituída por tecido epitelial.

Eletromiografia

Exame que avalia a função muscular e identifica problemas nervosos ou musculares.

Endometriose

Doença crónica que afeta mulheres na idade reprodutiva. Consiste na presença de tecido endometrial fora do útero.

Eczema

Inflamação na pele causada pelo contacto com algum agente agressor, por exemplo, químicos, sabão, plantas, entre outros. Pode ser aguda ou crónica.

Faringite

Inflamação da faringe ou das amígdalas. A infeção pode ser bacteriana ou viral e apresenta febre e aumento das amígdalas e hiperemia da faringe.

Febre

Aumento da temperatura corporal, pelo menos, 1º C acima da média da temperatura habitual da pessoa. Resulta de uma resposta do organismo contra patologias infeciosas.

Flora Intestinal

Bactérias e microrganismos que vivem no intestino.

Gastroenterite

Inflamação do estômago e intestino delgado provocado por náuseas, vómitos, diarreia e dores abdominais.

Glaucoma Ocular

Grupo de doenças oculares que provocam danos irreparáveis no nervo ótico.

Gravidez ectópica

É a implantação de um óvulo fertilizado num local anómalo (fora do útero), como, por exemplo, nas trompas de Falópio (tuba uterina).

Hemorroida

Dilatação anormal e dolorosa de uma veia na porção inferior do reto ou do ânus.

Hérnia

Saída de um órgão, total ou parcialmente, da cavidade onde normalmente se encontra, através de um orifício natural ou acidental: hérnias umbilicais, crurais ou femorais, lombares, diafragmáticas.

Hipotálamo

Órgão localizado no encéfalo anterior, formado por tecido nervoso e que coordena várias atividades fisiológicas do organismo, como, por exemplo, a reprodução, o crescimento, o metabolismo e a temperatura.

Histerectomia

Cirurgia de remoção do útero, total (retirados o corpo e colo do útero), parcial (retirando apenas o corpo do útero) ou radical (inclui remoção das trompas de falópio e dos ovários).

Hipertensão Arterial

Pressão persistentemente alta nas artérias.

Hipotensão Arterial

Pressão Arterial cai a ponto de provocar sintomas como tonturas e desmaios.

Inflamação

É uma reação/resposta natural do corpo, que acontece quando o organismo combate uma infeção ou lesão. É caracterizada pela dor, vermelhidão e temperatura alta.

Insuficiência cardíaca

Síndrome clínico que resulta da incapacidade do coração manter um débito cardíaco suficiente para satisfazer as necessidades de oxigénio dos tecidos.

Insuficiência renal aguda

Doença renal produzida por um conjunto de distúrbios que têm em comum a deterioração rápida da função renal, resultando na redução ou impossibilidade do rim assegurar a filtração e eliminação de resíduos metabólicos no sangue.

Insuficiência renal crónica

Doença renal com natureza progressiva e de longa duração com efeitos sistémicos. Define-se pela presença de marcadores de danos renais por períodos superiores a 3 meses.

Insulina

Hormona pancreática produzida por células, cuja secreção varia ao longo do dia, sendo mais acentuada após as refeições. Favorece a captação de glicose e diminui a glicemia e a produção de reservas energéticas pelo fígado e músculos.

Insónia

Dificuldade em iniciar o sono e/ou dificuldades em mantê-lo.

Incontinência Urinária

Perda involuntária de urina, existindo múltiplas causas prováveis para a patologia.

Joanete

É uma deformação do dedo grande do pé, caraterizada por uma saliência óssea que pode inflamar ou provocar dor.

Mamografia

Método imagiológico usado como meio de rastreio e diagnóstico de lesões mamárias. Permite uma intervenção médica precoce.

Mastite

Processo inflamatório da mama. Esta patologia está associada à amamentação devido a uma maior vulnerabilidade da pele a fissuras.

Meningite

A meningite é uma doença causada pela inflamação das meninges, que são as membranas que protegem o cérebro e a medula espinhal. Geralmente é de origem infeciosa, que, em casos severos, pode ser fatal. Existem várias estirpes de meningites e nas fases iniciais, os sintomas são semelhantes aos de uma gripe ou de uma gastroenterite.

Menopausa

Última menstruação experienciada pela mulher. Marca o final da fase reprodutiva, apesar de a sua confirmação decorrer, apenas, um ano após a última menstruação.

Menstruação

Fase inicial do ciclo menstrual feminino.

Miocárdio

Músculo cardíaco, responsável pela capacidade de bombear o sangue apresentado pelo coração.

Miopia

Defeito na capacidade refrativa do olho, que faz com que o ponto focal fique à frente da retina. Causa diminuição da visão à distância, apesar da visão à proximidade ser conservada.

Melanoma

Cancro de pele que tem início nas células da pele, os melanócitos.

Narcolepsia

Vontade súbita e irresistível de dormir, de curta duração, com ou sem presença de qualquer doença.

Náusea

Vontade desagradável de vomitar. Ocorre quando há contração muscular forçada do estômago.

Obesidade

Condição médica na qual se verifica a acumulação de tecido adiposo em excesso. É considerado obesidade quando o índice de massa corporal é superior a 30kg/m2.

Ovulação

Termo para o momento do ciclo menstrual em que o óvulo liberado pelo ovário está pronto para ser fecundado.

Pneumonia

Infeção do aparelho respiratório inferior, acompanhada por febre e sintomas torácicos e alterações no padrão radiográfico do tórax.

Probióticos

Microorganismos vivos que consumidos em quantidades adequadas exercem um benefício sobre a saúde.

Psoríase

Doença crónica e recorrente que causa o aparecimento de placas vermelhas na pele.

Queimadura

Lesão cutânea provocada por agentes físicos como: calor, químicos ou raios solares. Existem três graus sendo o que o primeiro afeta apenas a epiderme; a queimadura de segundo grau gera uma lesão na epiderme e na derme, causando bolhas, e por fim, a queimadura de terceiro grau implica lesão ou destruição da pele na sua profundidade.

Rinite

Inflamação da mucosa do nariz que se caracteriza por congestão nasal, corrimento nasal anterior ou posterior e espirros. Causada por vírus, bactérias, alérgenos e outras substâncias.

Rosácea

Doença de pele que se caracteriza por manchas vermelhas e inflamação dos vasos na região da testa, maçãs do rosto e nariz.

Sonambulismo

Distúrbio do comportamento do sono. A pessoa desempenha algumas atividades motoras como falar, caminhar e comer, apesar de continuar a dormir.

Síndrome de Pernas Inquietas

Movimento periódico dos membros inferiores e superiores durante o sono. Caracterizada por uma vontade irresistível de mover as pernas e braços.

Tumor

Tumor ou cancro é a proliferação anormal de células dos tecidos corporais, constituindo uma massa atípica de tecido, o crescimento é excessivo e descoordenado. As células podem ter características benignas ou malignas.

Urticária

Reação na pele que afeta cerca de 20% da população. Pode ser considerada aguda se evoluí durante 30 dias ou crónica se a sua evolução é superior a 4-6 semanas.

Varizes

Veias doentes nas pernas ou coxas que afetam principalmente mulheres. Apresentam uma aparência inestética que pode afetar a autoestima da pessoa.