Menopausa: Diagnóstico e dicas para aliviar sintomas
A menopausa é um processo natural que assinala a conclusão natural do ciclo menstrual de cada mulher.

Menopausa o que é e o que implica
A menopausa marca o início do envelhecimento da mulher do ponto de vista fisiológico e é determinado pela idade em que a mulher teve a última menstruação, o que ocorre, por norma entre os 45 e os 55 anos.
Em causa está o fim da produção de estrogénios e progesterona pelos ovários, dando-se o fim das menstruações. A irregularidade menstrual é a consequência mais direta, afetando 75% das mulheres. Sintomas como afrontamentos, suores, sensibilidade ao calor, problemas de sono e alterações de humor são comuns nesta fase.
Sintomas da Menopausa
A menstruação irregular, ondas de calor ou suor noturno são alguns dos sintomas que surgem de forma gradual antes da mulher entrar na fase de menopausa. A intensidade de cada sintoma pode variar de mulher para mulher, o indicado é consultar um ginecologista se desconfiar de algum destes sintomas.
Com confirmação médica, pode iniciar terapia de reposição hormonal, aliviar sintomas e melhorar a qualidade de vida. Fique atenta a:
- Menstruação irregular
A menstruação irregular é um dos principais sinais de que pode estar a entrar na menopausa. Com este sintoma, começa a fase de pré-menopausa.
Relembramos que apesar da menstruação ser irregular continua a ser possível engravidar, dessa forma, se deseja evitar uma gravidez deve consultar o seu ginecologista e utilizar um método contracetivo por ele indicado.
- Ondas de calor sem razão aparente
As ondas de calor são também um dos sintomas iniciais da menopausa, e podem surgir mesmo antes da menstruação ficar irregular. As zonas mais afetadas, por estas ondas de calor sem razão aparente, são: rosto, pescoço ou tórax.
- Suores noturnos intensos
Na menopausa também surgem sintomas como os suores noturnos. Similar às ondas de calor, os suores noturnos interrompem o sono.
- Alterações de humor
As alterações de humor são um dos sintomas que a menopausa está próxima. Estas alterações ocorrem devido à variação hormonal e aumentam o risco de desenvolver depressão. É importante que consulte o seu ginecologista regularmente para acompanhar o evoluir dos sintomas.
- Secura vaginal
Apesar de ser um sintoma comum, pode não surgir em todas as mulheres. A diminuição da produção de estrogénio pelos ovários gera alterações no revestimento do canal vaginal, o que diminui a produção do muco.
A secura vaginal na menopausa pode causar desconforto durante a relação sexual, vontade de urinar com maior frequência e comichão dentro e ao redor.
- Pele seca e queda de cabelo
Um sintoma bastante comum na menopausa é a pele mais seca, fina, flácida e sem brilho. Isto acontece uma vez que a diminuição de estrogénio diminui a produção de colagénio. Além disso, a menopausa, pode causar também queda de cabelo.
- Aumento de peso
Durante a menopausa a mulher pode aumentar o seu peso. Nesta fase ocorre uma diminuição no metabolismo que leva ao aumento de peso mais facilmente.
Pré-menopausa e Pós-menopausa
A pré-menopausa começa quando a interrupção hormonal causa sintomas de menopausa. É comum que esta fase comece 10 anos antes da menopausa, e se inicie próximo dos 42 anos de idade.
A pós-menopausa, por sua vez, é a designação associada ao ano que se segue após a última menstruação. Durante esta fase, os sintomas de menopausa podem diminuir, contudo algumas mulheres continuam com os sintomas mesmo após este período.
Medicação, terapia hormonal ou mudanças para um estilo de vida saudável podem ajudar a diminuir o risco de alguns sintomas de menopausa.
Dicas para aliviar sintomas de menopausa
● Evitar bebidas com cafeína: café, chá preto e chá verde;
● Exercícios de Kegel* com frequência diária;
● Usar lubrificante vaginal à base de água;
● Utilizar técnicas de relaxamento;
● Ingerir mais vegetais;
● Suplementos de Vitamina C.
A menopausa é, assim, um processo natural que assinala a conclusão natural do ciclo menstrual de cada mulher. Se identificou algum sintoma de menopausa deve agendar uma consulta com o seu ginecologista. Para saber mais sobre o nosso plano de saúde informe-se aqui.
Exercícios Kegel
Os exercício de Kegel são específicos para fortalecer os músculos do pavimento pélvico. A prática deste tipo de exercício é importante para manter a contenção urinária e anal. Os exercícios Kegel têm como objetivo melhorar o controlo e a qualidade destes músculos.
