Vitamina C: Conheça os alimentos ricos em vitamina C
Importante no funcionamento do sistema imunológico, a vitamina C ajuda na cicatrização de tecidos e na absorção de ferro.

Vitamina C
A Vitamina C, é uma vitamina hidrossolúvel (solúvel em água) que é encontrada em diferentes alimentos e também pode ser obtida através de suplementos alimentares. A vitamina C é essencial para a biossíntese de colagénio e está envolvida no metabolismo proteico.
A falta de vitamina C pode causar sintomas como fadiga, mal-estar e inflamação das gengivas. Em casos mais graves pode dar origem a escorbuto (doença rara que provoca alterações em vários processos do corpo) onde se verifica uma diminuição do colagénio. Nesta patologia os tecidos conjuntivos enfraquecem e proporcionam dor nas articulações, inchaço e sangramento das gengivas.
O aconselhamento médico para a toma de suplementos de vitamina C é essencial uma vez que o excesso desta vitamina provoca diarreia, náusea, vômitos, insónia e dores de cabeça.
Qual a Dose Diária Recomendada de Vitamina C?
A dose diária recomendada de vitamina C pode variar consoante a idade e género da pessoa.
Bebés até aos 6 meses devem ingerir 40 mg de vitamina C, já dos 7 aos 12 meses a dose recomendada de vitamina C é de 50 mg. Até aos 3 anos a ingestão de vitamina C deve representar 15 mg.
Após os 4 anos e até a criança completar os 8 anos de idade, a dose diária recomendada de vitamina C é de 25 mg. Esta dose diária aumenta para 45 mg em crianças dos 9 aos 13 anos de idade. A partir dos 14 anos a dose diária de vitamina C varia consoante o género.
Meninas dos 14 aos 18 anos devem ingerir 65 mg de vitamina C, enquanto no sexo masculino este valor sobe para 75mg.
A dieta diária de um homem adulto deve incluir entre 90 mg de vitamina C, nas mulheres adultas a dose diária recomendada de vitamina C é de 75 mg por dia. Estes valores devem aumentar no caso de fumadores.
Benefícios da Vitamina C
1. Reforça a Imunidade
Uma das funções da vitamina C é o reforço do sistema imunológico. A produção de glóbulos brancos aumenta , o que permite uma melhor defesa do organismo contra agentes externos como vírus ou bactérias.
2. Combate o envelhecimento da pele
A vitamina C proporciona uma ação antioxidante, evitando o envelhecimento precoce normalmente marcado pelo aparecimento de linhas de expressão. A produção de colagénio é estimulada por esta vitamina, ajudando na recuperação da elasticidade e rejuvenescimento da pele.
3. Evita a anemia
A falta de ferro no organismo é um problema comum na maioria dos portugueses. Além do consumo de alimentos ricos em ferro como couve ou beterraba, estas pessoas devem consumir alimentos ricos em vitamina C que facilitem a absorção de ferro no organismo.
4. Alimentos ricos em Vitamina C
Antes apresentarmos os alimentos ricos em vitamina C deixamos algumas recomendações sobre o seu consumo:
Dê preferência aos alimentos crus. No processo de cozedura existem perdas consideráveis de vitamina C;
Opte pelo consumo de frutas e legumes frescos, uma vez que a própria refrigeração leva a perdas desta vitamina;
Apresentamos, então, a lista de alimentos ricos em vitamina C e a quantidade referente por 100g.
Couve-de-Bruxelas - 115 mg de vitamina C;
Pimento - 90 mg;
Agrião - 77mg;
Quivi . 72 mg;
Papaia - 68 mg;
Coentros - 63 mg;
Laranja - 57 mg;
Castanha - 51 mg;
Morango - 47 mg;
Clementina - 40mg;
Limão - 38,2mg;
Abacaxi - 34,6mg;
Framboesa - 30 mg;