Saúde Oral
Destartarização: quando é necessário fazer?
- 4 min leitura
O que é a destartarização?
A destartarização é um tratamento que ajuda a melhorar a higiene oral, sem causar danos, removendo o tártaro, a placa bacteriana e as manchas na superfície dos dentes.
Assim, os principais benefícios da destartarização são:
- Eliminar o tártaro;
- Deixar os dentes mais brancos;
- Garantir um hálito mais fresco;
- Prevenir o aparecimento de cáries e outras doenças orais.
Quando deve fazer uma destartarização?
Qualquer pessoa pode fazer uma destartarização, desde que recomendada por um profissional qualificado, como um higienista oral ou médico dentista.
Normalmente, este procedimento deve ser realizado a cada seis meses. Porém, em casos de tratamento contínuo como o uso de aparelho dentário ou implantes dentários, pode ser necessário fazê-lo com uma maior frequência.
Como é feito o tratamento?
A destartarização só pode ser feita em consultório, com recurso a um instrumento específico, o destartarizador, que produz vibrações por ultrassom, as quais desfragmentam o tártaro.
Este procedimento é rápido e demora em média 30 minutos. Além disso não causa qualquer dor, mas pode provocar algum desconforto a pessoas que têm sensibilidade dentária ou perda óssea.
Consulte o Plano de Saúde + Plano Dental Agilcare e tenha acesso a consultas de especialidades, incluindo Medicina Dentária.
👉 Cuide da sua saúde e da sua família!
Partilhe este artigo:
Newsletter

