Prevenção
Doenças
Alzheimer: sintomas e prevenção
- 3 min leitura
O que é?
A Alzheimer é considerada a forma de demência mais comum, constituindo entre 50% a 70% de todos os casos.
Esta patologia diz respeito à deterioração global, progressiva e irreversível de diversas funções cognitivas, quer seja memória, atenção, concentração, linguagem, pensamento, entre outras.
Alzheimer: quais os sintomas?
Inicialmente, os sintomas podem ser muito suaves, começando por lapsos frequentes de memória e dificuldades na formalização de frases. No entanto, a sua evolução pode levar a:
- orientação espacial cada vez mais difícil;
- dificuldades motoras;
- alterações de personalidade.
Causas
A Alzheimer é considerada uma doença neurodegenerativa, o que leva a que exista uma perda progressiva das células cerebrais com o passar do tempo, ou seja, o tecido cerebral tem uma redução das células nervosas e, assim, vão perdendo ligações entre si.
Diagnóstico
Uma vez que ainda não existe um teste de diagnóstico para esta doença, é feita uma observação cuidadosa que pode incluir: análise ao historial clínico do paciente, exames físicos e neurológicos aprofundados, avaliações psiquiátricas e neurológicas, e análises ao sangue e à urina.
Tratamento e prevenção
Não existe uma cura conhecida, mas existem sim, alguns tratamentos que ajudam a reduzir a expressividade da doença, atrasando o seu processo de deterioração e perda de autonomia.
Embora não exista uma receita secreta para a prevenção da Alzheimer, conheça alguns fatores que podem ajudar a preveni-la:
- realização de atividade física e mental com regularidade;
- controlo de doenças cardiovasculares;
- prevenção e tratamento da diabetes, da tabagismo e da obesidade.
Conheça todas as vantagens do Plano de Saúde Agilcare e tenha acesso até 50% de desconto em consultas, tratamentos e exames médicos.
Partilhe este artigo:
Newsletter
Receba as melhores dicas para a sua saúde
Newsletter
Newsletter