Vitaminas
Doenças
Como tratar o cancro do pulmão?
- 4 min leitura
O que é o cancro do pulmão?
O cancro do pulmão surge, como em todos os cancros, do crescimento descontrolado de células que sofreram alterações e, desta forma, não realizam a sua função e impedem o desempenho correto do órgão.
No caso do cancro do pulmão, as células podem ter origem no próprio órgão ou, em alguns casos, terem nascido noutros órgãos e posteriormente terem migrado para o pulmão, processo a que se chama metástase.
Principais sintomas
Os sintomas associados a este cancro não são exclusivos porque podem estar presentes noutras doenças.
No entanto, deverá sempre consultar um médico para fazer a confirmação, caso tenha:
- tosse persistente e que piora com o passar do tempo;
- dor constante no peito;
- tosse com sangue;
- falta de ar, asma ou rouquidão;
- problemas respiratórios recorrentes, como pneumonia ou bronquite;
- inchaço no pescoço e no rosto;
- perda de apetite ou de peso;
- fadiga.
Como diagnosticar?
O seu diagnóstico passa, numa primeira fase, pela análise do histórico clínico do paciente e da sua família, bem como por uma análise física do mesmo.
No caso de existir uma suspeita da existência de cancro do pulmão, o médico pode pedir que seja realizada uma biópsia a uma pequena amostra de tecido do pulmão. Esta pode ser obtida através de:
- broncoscopia;
- aspiração por agulha;
- toracocentese: procedimento realizado por punção para ter acesso à cavidade pleural (espaço entre a pleura visceral, que cobre os pulmões e a pleura parietal, que reveste a cavidade torácica internamente);
- toracotomia: operação na qual se abre a parede torácica de forma a ser possível visualizar os órgãos internos do tórax para obter amostras de tecido que será, posteriormente, levado para análise.
Qual o tratamento?
O tratamento deste tipo de cancro vai sempre depender de diversos fatores, incluindo o tipo de cancro do pulmão, o tamanho, a localização, a extensão do tumor e o estado geral de saúde do paciente.
Os tratamentos utilizados podem ser diferentes consoante a situação em causa:
- cirurgia: operação para remoção do tumor;
- quimioterapia: serve para matar as células tumorais em todo o organismo;
- radioterapia: procedimento onde se utilizam raios de elevada energia para matar as células cancerígenas;
- terapêutica fotodinâmica: tratamento que envolve a utilização de um químico especial, que é injetado na corrente sanguínea do paciente.
Os tipos de tratamentos podem ser utilizados em qualquer um dos dois tipos de cancro do pulmão, seja ele de não-pequenas células ou de pequenas células, dependerá sempre do estágio em que o mesmo se encontra.
Com o Plano de Saúde Agilcare, tenha acesso a descontos exclusivos em consultas de especialidade, tratamentos e análises clínicas.
Partilhe este artigo:
Newsletter
Newsletter
Prevenção