Doença de Crohn

Doença de Crohn: sintomas e tratamentos

A Doença de Crohn é uma das doenças inflamatórias do intestino mais comuns. Conheça as causas, tratamentos e sintomas desta doença.

A Doença de Crohn é uma das doenças inflamatórias do intestino mais comuns. Conheça as causas, tratamentos e sintomas da Doença de Crohn.

O que é a Doença de Crohn?

A Doença de Crohn ou Síndrome de Crohn é uma doença intestinal inflamatória que corresponde a uma inflamação crónica — reação do organismo a uma lesão que pode provocar vermelhidão, inchaço e dor.

Na Doença de Crohn esta inflamação afeta qualquer parte do trato digestivo – da boca ao ânus – e compromete o bom funcionamento do segmento final do intestino delgado (íleon) e parte do intestino grosso (cólon).

Não existe cura para a Doença de Crohn e embora esta inflamação seja crónica, não é uma doença fatal. Todos os doentes com esta patologia mantêm uma vida estável e produtiva, não existindo na Doença de Crohn tempo de vida associado.

Existe, no entanto, períodos de agravamento da doença que podem levar à hospitalização – crises – e períodos assintomáticos em que o doente vive bem e sem quaisquer sintomas – remissão.   

Doença de Crohn

Quais os sintomas da Doença de Crohn?

A Doença de Crohn pode provocar sintomas que duram dias ou até semanas e que podem desaparecer sem tratamento. Contudo, a recuperação completa e permanente não é comum. Existindo uma periodicidade dos sintomas ao longo da vida do doente.   

Os sintomas mais comuns são:

  • Diarreia crónica;
  • Dor abdominal;
  • Cólicas;
  • Perda de peso;
  • Cansaço e fadiga.

Outros sintomas que podem ocorrer no início da doença são:

  • Fissuras;
  • Fístulas;
  • Abcessos;
  • Problemas de pele;
  • Sinais oculares;
  • Dores em articulações.

Quem manifesta a doença?

A Doença de Crohn manifesta-se normalmente antes dos 30 anos, entre os 14 e os 24 anos. No entanto, há pessoas que têm os seus primeiros sintomas agudos dos 50 aos 70 anos. Esta doença afeta com a mesma frequência ambos os géneros e pode ocorrer em ambos os intestinos (40% dos casos) ou em apenas num dos intestinos (60% dos casos).

Segundo a APDI – Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino existem mais de 25 mil portugueses a viver com esta doença diariamente. Se faz parte destes números, ou desconfia fazer parte, faça exames regulares e tenha atenção ao seu estilo de vida.

 

Quais as causas e como diagnosticar a doença?

Esta doença não tem uma causa conhecida, mas acredita-se que se deve a uma falha no sistema imunológico, no qual, o intestino reage de forma excessiva a um ambiente, a um alimento ou a um agente infecioso.

Para diagnosticar esta doença deve fazer uma colonoscopia, exames de sangue, fezes e exames de diagnóstico por imagem.

Qual o tratamento?

O tratamento da Doença de Crohn baseia-se no alívio dos sintomas e redução da inflamação. Para aliviar os sintomas é indicada alguma medicação como: medicamentos imunomoduladores; corticosteroides; medicamentos antidiarreicos; aminossalicilatos e antibióticos.

Deve ainda ter um regime alimentar cuidado. E por vezes é necessária a cirurgia.

Doença de Crohn e alimentação, quais os efeitos?

Os doentes de Crohn muitas vezes têm défices de nutrientes, devido à incapacidade de absorção por parte do seu organismo. Apesar de alguns doentes indicarem que determinadas dietas os ajudam a controlar a doença, tal não está provado. Sabe-se, no entanto, que os alimentos mais condimentados ou ricos em fibras são mais agressivos para estes doentes. Evitar ingerir estes alimentos pode ajudar no controlo da doença.  

Nas crianças, existe ainda a possibilidade de utilização de sonda ou administração intravenosa de nutrientes para compensar a falta destes.

Com o Plano de Saúde Agilcare, tenha acesso a descontos exclusivos em consultas de especialidade, como estomatologia, tratamentos e análises clínicas. 

Saiba mais >

Partilhe este artigo:

Newsletter

Receba as melhores dicas para a sua saúde

Siga-nos nas Redes Sociais.

Artigos Recentes

Temas em destaque
Doença de Crohn