Pneumonia

Pneumonia: o que é e como tratar

A Pneumonia é a principal causa de mortalidade infantil a nível mundial. Descubra mais sobre os seus sintomas, causas e tratamentos.

O que é a Pneumonia?

A pneumonia é uma doença caracterizada pela inflamação aguda do tecido pulmonar, frequentemente de origem infeciosa, que pode ser bacteriana ou não. Durante este processo, os alvéolos e os bronquíolos — estruturas responsáveis pelas trocas gasosas no pulmão — são preenchidos por um líquido, resultante dessa inflamação. Tal fenómeno inviabiliza a elasticidade pulmonar e causa dificuldades respiratórias.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a pneumonia é a principal causa de mortalidade infantil, sendo responsável por cerca de 1,2 milhões de óbitos anuais em crianças com menos de cinco anos. Em Portugal, constitui a principal causa de internamento hospitalar e de mortalidade.

Quais são os principais sintomas da Pneumonia?

Os sintomas tendem a surgir rapidamente e podem manifestar-se de forma isolada ou simultânea. Conheça alguns dos sintomas mais comuns:

Pneumonia

Causas da Pneumonia

Fique a conhecer as causas mais frequentes:

  • Inalação de gotículas contaminadas, provenientes de outros doentes, do ambiente ou de animais;
  • Bactérias alojadas na parte superior da nasofaringe.

 

Os principais agentes podem ser bactérias, vírus ou fungos:

  • A principal causa da pneumonia bacteriana é o Streptococcus pneumoniae;
    A segunda bactéria mais comum é o Haemophilus influenzae tipo b (Hib);
  • No caso da pneumonia viral, a causa mais frequente é o vírus sincicial respiratório.

Os grupos de maior risco incluem crianças com menos de cinco anos, pessoas com mais de 65 anos, fumadores, indivíduos com dependência de álcool ou drogas e portadores de doenças crónicas, como insuficiência renal, diabetes, entre outras.

Diagnóstico

Para garantir um diagnóstico rigoroso, poderá ser necessário realizar uma radiografia torácica, além das análises clínicas. A tomografia computorizada também é uma opção viável, pois fornece imagens de maior resolução, sendo, em certos casos, a abordagem mais apropriada.

Em situações mais graves, é aconselhável realizar uma colheita de líquido pleural ou uma broncoscopia — exame que permite a análise da traqueia e pulmões.

Para excluir outras patologias, consulte um médico especialista.

 

Por fim, mas não por último...

O tratamento varia consoante o tipo de agente responsável pela infeção, a gravidade dos sintomas e a presença de outras doenças. Na maioria dos casos, a abordagem mais usual são os antibióticos, administrados por via oral.

Se, no espaço de 48 a 72 horas, não se observarem melhorias ou se os sintomas se agravarem, o doente deve ser reavaliado pelo médico.

 

Com o Plano de Saúde Agilcare, tenha acesso a descontos exclusivos em consultas de especialidade, tratamentos e análises clínicas. 

Saiba mais >

Partilhe este artigo:

Newsletter
Receba as melhores dicas para a sua saúde
Siga-nos nas Redes Sociais.
Artigos Recentes
Temas em destaque