varicela

Varicela: sintomas e tratamento

A varicela é uma doença contagiosa que provoca o aparecimento de lesões na pele. Conheça os sintomas e o seu tratamento.

O que é a varicela?

A varicela é uma doença infetocontagiosa, provocada pelo vírus varicela zoster, que pode ser contraída por via respiratória ou contato direto com lesões da pele de pessoas doentes.

Esta é uma das doenças transmissíveis mais comuns nas crianças. É caracterizada por bolhas ou borbulhas que provocam comichão intensa, podendo afetar toda a pele.

Sintomas

Os sintomas começam a fazer-se notar com o aparecimento de pequenas manchas vermelhas que evoluem para lesões na pele, sendo que evoluem, passados três ou quatro dias, para pequenas bolhas que posteriormente formam crostas. Estas lesões costumam provocar bastante comichão.

De uma forma geral, a erupção inicia-se na região do corpo, passando depois para outras zonas como o couro cabeludo, axilas, boca ou rosto.

Além da erupção da pele, existem outros sintomas que também se podem fazer notar:

  • dor de cabeça;
  • febre ligeira ou grave nos adultos;
  • mal-estar geral;
  • falta de apetite.

Como é transmitida?

A varicela é uma doença contagiosa, pelo que quem é exposto ao vírus acaba por desenvolver a doença. Esta patologia é transmitida pelo contato com pessoas infetadas, podendo ser através da inalação de gotículas respiratórias (tosse ou espirros), através do contato direto com lesões cutâneas ou indiretamente no caso do contato com roupas ou objetos contaminados.

Tratamento

Por norma, nas crianças, a doença é benigna, no entanto, pode ser mais grave em recém-nascidos, adolescentes ou adultos.

De forma a impedir lesões associadas à comichão, é aconselhado que as unhas estejam cortadas e limpas.

No momento da consulta, o médico poderá também receitar anti-histamínicos de forma a ajudar a controlar a comichão.

No caso das crianças, estas devem ser bem hidratadas e só poderão regressar à escola quando as lesões estiverem já no último estágio, o da crosta.

Vacinação

Em Portugal, a vacina da varicela não está incluída no Programa Nacional de Vacinação, contudo, está autorizada pelo Infarmed e disponível através de prescrição médica. É recomendada para adolescentes e adultos suscetíveis à contração do vírus.

Na toma desta vacina existem grupos de risco, sendo eles:

  • mulheres não imunes (pessoas que ainda não contraíram a doença) antes da gravidez;
  • pais de crianças jovens, não imunizados;
  • adultos ou crianças que estão em contato regular com doentes imunodeprimidos (pessoas com defesas mais reduzidas);
  • indivíduos não imunes que ocupem posições de alto risco (trabalhadores de creches ou infantários, professores e profissionais de saúde).

Com o Plano de Saúde Agilcare, tenha acesso a descontos exclusivos em consultas de especialidade, tratamentos e análises clínicas. 

Saiba mais >

Partilhe este artigo:

Newsletter

Receba as melhores dicas para a sua saúde

Siga-nos nas Redes Sociais.

Artigos Recentes

Temas em destaque