

Saúde Oral
Bruxismo: sintomas e tratamentos
- 4 min leitura
O que é o bruxismo?
É uma perturbação caracterizada pelo apertar e ranger involuntário dos dentes e pode manifestar-se tanto quando a pessoa está acordada, como em estado de sono ou de vigília.
Pode classificar-se em duas tipologias: bruxismo diurno e do sono. Enquanto o bruxismo diurno consiste numa atividade semi-voluntária da mandíbula quando a pessoa está acordada, o do sono induz tensão nas articulações temporomandibulares e acelera o seu desgaste.

Quais são os sintomas do bruxismo?
Entre os sintomas mais frequentes incluem-se:
- Dores de cabeça;
- Desconforto na articulação temporomandibular;
- Dor muscular na face;
- Rigidez nos ombros;
- Restrição dos movimentos de abertura da boca;
- Distúrbios do sono;
- Desgaste do esmalte dentário;
- Inflamação gengival;
- Sensibilidade dentária.
Nas crianças, esta perturbação pode associar-se à obstrução nasal e a dificuldades respiratórias decorrentes das amígdalas e dos adenoides. Além disso, podem surgir alterações comportamentais e dificuldades de concentração.

Causas
As causas permanecem incertas, mas o stress e a ansiedade são apontados como fatores determinantes.
No caso do bruxismo noturno, observa-se um aumento da atividade cardíaca, muscular e respiratória, sugerindo uma possível relação com os distúrbios do sono.
Outros fatores de risco incluem o consumo de cafeína, álcool e tabaco.
Há tratamento?
O tratamento adequado dependerá da causa subjacente do bruxismo. O dentista será a pessoa indicada para avaliar o caso e propor a solução mais apropriada.
As opções de tratamento podem incluir:
- Máquina para dormir: um aparelho feito à medida, adaptado à dentição, que protege os dentes do desgaste noturno. Embora eficaz na redução dos efeitos, não cura o distúrbio;
- Estratégias de relaxamento: a gestão do stress e da tensão diária pode desempenhar um papel essencial na redução dos episódios desta perturbação.
Com o Plano de Saúde Agilcare, tenha acesso a descontos exclusivos de até 50% em tratamentos dentários.
Partilhe este artigo:
Newsletter