retração gengival

Retração gengival: como evitar e cuidar da saúde das suas gengivas

Saiba o que é a retração gengival, quais os seus sintomas e causas, e descubra como prevenir e tratar este problema para manter gengivas saudáveis.

A retração gengival é um problema comum que afeta muitas pessoas, mas nem sempre é identificado a tempo. Consiste na perda de tecido gengival, deixando a raiz dos dentes mais exposta, o que pode causar sensibilidade e aumentar o risco de cáries e problemas periodontais.

O que é a retração gengival?

A retração gengival acontece quando a gengiva se afasta do dente, expondo a raiz. Esta condição não só compromete a estética do sorriso, como também torna os dentes mais vulneráveis a:

    • Sensibilidade ao frio, calor ou alimentos doces;
    • Acúmulo de placa bacteriana;
    • Risco maior de cáries na raiz;
    • Inflamação e gengivite, se não for tratada.

Quais as causas da retração gengival?

Existem várias razões pelas quais a gengiva pode recuar, incluindo:

    • Escovagem agressiva ou técnica incorreta – usar escova dura ou esfregar com força;
    • Doença periodontal – gengivite ou periodontite podem destruir o tecido gengival;
    • Fatores genéricos – algumas pessoas têm predisposição a gengivas mais finas ou frágeis;
    • Tabagismo – reduz a circulação sanguínea e compromete a saúde das gengivas;
    • Mau posicionamento dos dentes ou bruxismo – pressão excessiva pode contribuir para a retração das gengivas.

Quais os sintomas da retração gengival?

Um dos primeiros sinais que podem indicar retração gengival é a sensibilidade dentária, uma vez que com a retração da gengiva a raiz do dente acaba por ficar mais exposta, o que leva a uma maior sensibilidade ao consumir determinados alimentos, sejam eles frios ou quentes.

Também ao existirem alterações físicas nas gengivas podem indicar a presença de retração gengival, que é o que acontece quando o dente vai ficando mais exposto com o passar do tempo e, consequentemente a raiz.

Ao identificar esta situação deve marcar de imediato uma consulta com o seu médico dentista de forma a iniciar o tratamento.

Plano Dental Agilcare
Descontos até 50% no dentista
Aparelhos, implantes, próteses dentárias e outros tratamentos aos melhores preços.
plano dental agilcare plano de saude

Como curar a retração gengival?

O tratamento mais adequado para tratar a retração gengival vai sempre depender do momento em que o problema foi detetado, e também de paciente para paciente. Caso seja diagnosticado numa fase inicial, uma limpeza profunda para remover tártaro e bactérias que tenham ficado alojados por baixo das gengivas, aliados a mudanças na rotina de higiene oral, podem ser suficientes para resolver o problema.

Em situações em que a retração gengival está numa fase mais avançada pode ser necessário recorrer à cirurgia de forma a recuperar a gengiva e proteger as raízes.

Como evitar a retração gengival?

Se reparou que está a passar por alguns dos sintomas deve consultar o seu dentista o mais rápido possível de forma a iniciar o tratamento mais indicado para a retração gengival.

No entanto, se não notou a presença de nenhum dos sintomas, deve realizar consultas de rotina de forma a prevenir o aparecimento deste e de outros problemas de saúde oral.

Newsletter
Receba as melhores dicas para a sua saúde!
Newsletter Agilcare

Com o Plano de Saúde + Plano Dental Agilcare tem 50% de desconto em Tratamentos Dentários, mas também a diversos serviços de saúde.

👉 Cuide da sua saúde e da sua família! 

Partilhe este artigo:

Newsletter
Receba as melhores dicas para a sua saúde
Artigos Recentes
Temas em destaque
Design sem nome 16
Siga-nos nas redes sociais