Prevenção
Dieta e Nutrição
Outono: 5 frutas e legumes da época
- 6 min leitura
Outono e as suas especificidades
O outono não se resume apenas a cachecóis e gorros. Se não reforçarmos os cuidados com a saúde, podem surgir constipações, gripes e alergias, tão características desta estação.
Para que o corpo mantenha a temperatura estável e enfrente os dias mais frios, é necessário aumentar as necessidades energéticas, o que implica uma maior ingestão de alimentos mais calóricos. Por isso, se procura manter a saúde em dia nesta estação, comece pela alimentação.
Respeitar a sazonalidade
A fruta da época tem vários benefícios para a nossa saúde, tais como:
· Mais rica em nutrientes: amadurece de forma natural ainda antes de ser colhida;
· Mais adequada às nossas necessidades: já reparou que no outono e inverno as frutas da estação têm mais vitamina C para reforçar o sistema imunitário? Enquanto no verão, quando precisamos de mais líquidos, a fruta da época é mais rica em água;
· Tem mais sabor, cor e aroma: porque é colhida no momento certo do processo de amadurecimento;
· Mais económica e sustentável.
Outono - frutas e legumes
A romã é uma fruta que tem muito que se lhe diga. Não só é uma ótima fonte de fibra, porque ajuda na perda de peso e na redução dos níveis de colesterol, como também é rica em antioxidantes — protege as células de vários tipos de danos e até previne o cancro.
Além disso, contribui para baixar a pressão arterial, os níveis de açúcar no sangue e o colesterol LDL (o “mau” colesterol).
Este pequeno fruto é uma excelente fonte de vários nutrientes, entre os quais:
- Ácido fólico;
- Vitamina C;
- Vitamina B1 (tiamina);
- Vitamina B6 (piridoxina);
- Potássio;
- Ferro;
- Zinco;
- Magnésio;
- Cobre;
- Cálcio;
- Selénio.
Outro aspeto positivo é que não contém glúten, sendo, portanto, adequado para celíacos.
Apesar de ser praticamente composto por polpa, o dióspiro é rico em vitamina A (mantém o revestimento do sistema digestivo, urinário e pulmões) e potássio, o que promove um bom funcionamento do intestino e contribui para a redução dos níveis de colesterol LDL (o “mau” colesterol).
Não se esqueça de consumir o dióspiro sempre às refeições, pois tem um elevado teor de hidratos de carbono.
Sabia que uma chávena de abóbora é suficiente para atingir a dose diária recomendada de vitamina A?
A abóbora é um dos legumes mais usados em sopas e é uma mais-valia para a saúde por ser pouco calórica. Este vegetal é rico em fibra e betacaroteno (importante para os pulmões, rins, coração e olhos), e contém também ferro, ácido fólico e vitaminas E e C.
Se procura um vegetal que promova uma boa saúde cardíaca, reduza o risco de cancro e favoreça ossos saudáveis, o agrião é uma excelente escolha. É um vegetal bastante completo, rico em várias vitaminas e minerais, como ferro, potássio, fósforo e cálcio.
Além do mais, o agrião tem um elevado teor de vitamina C, ideal para manter o sistema imunitário equilibrado, e é também rico em vitamina A. Este vegetal de folha verde pode ser consumido cozido, cru ou em saladas.
Fortalecer ainda mais o sistema imunitário no outono
Descubra outras estratégias para cuidar do seu corpo nesta estação:
- Mantenha-se hidratado;
- Evite o consumo de açúcar;
- Leve a vacina contra a gripe;
- Pratique exercício físico ao ar livre;
- Lave bem as mãos com sabão e água ou álcool gel.
Com o Plano de Saúde Agilcare, tenha acesso a descontos exclusivos em consultas de especialidade, tratamentos e análises clínicas.
Partilhe este artigo:
Newsletter
Receba as melhores dicas para a sua saúde
Newsletter
Newsletter