

Doenças
Apendicite: o que é e como tratar
- 4 min leitura
O que é a apendicite?
A apendicite é uma inflamação do revestimento interno do apêndice, uma pequena estrutura localizada na porção inicial do intestino grosso, no lado direito do abdómen.
Esta condição ocorre com maior frequência entre os 10 e os 30 anos, sendo ligeiramente mais comum no sexo masculino com uma taxa de mortalidade de 0,25%.

Principais sintomas da inflamação
Os sintomas mais frequentes incluem:
- Dor que, geralmente, começa na região média do abdómen, de carácter impreciso, e que, com o decorrer do tempo, se intensifica e se localiza no quadrante inferior direito;
- Náuseas e vómitos;
- Perda de apetite;
- Obstipação ou diarreia;
- Febre, nos casos mais avançados da doença.
Diversas condições podem apresentar sintomas semelhantes aos da apendicite aguda, nomeadamente doenças intestinais (como síndrome do cólon irritável, gastroenterite, entre outras), urológicas e ginecológicas (como endometriose e doença pélvica inflamatória, etc.).
O diagnóstico desta inflamação exige, em primeiro lugar, a realização de um exame físico rigoroso, sendo frequentemente complementado por exames adicionais, tais como análises ao sangue e à urina, bem como exames de imagem, como a ecografia.
Apendicite aguda e crónica, existem diferenças?
Embora tanto a apendicite aguda como a crónica resultem da inflamação do apêndice, são condições distintas. A apendicite crónica é menos comum, evolui de forma lenta e manifesta-se através de sintomas ligeiros. Em contraste, a inflamação aguda é uma condição frequente, de progressão rápida e caracterizada por sintomas intensos.
Sabia que a apendicite aguda é o principal motivo da cirurgia abdominal de urgência em idade pediátrica? Quando não tratada de forma atempada, pode originar complicações graves, como a perfuração do apêndice ou a septicémia, uma infeção potencialmente fatal.
Existe algum tratamento?
Na maioria dos casos, a apendicite implica uma intervenção cirúrgica para a remoção do apêndice, procedimento denominado apendicectomia.
A apendicectomia pode ser realizada através de uma cirurgia aberta, que implica uma incisão de maior dimensão, ou por laparoscopia, uma abordagem minimamente invasiva.
Em determinadas situações, pode ser necessário iniciar um tratamento com antibióticos por via intravenosa, com o objetivo de adiar a cirurgia para uma fase posterior, conforme avaliação médica.
Com o Plano de Saúde Agilcare, tenha acesso a descontos exclusivos em consultas de especialidade, tratamentos e análises clínicas.
Partilhe este artigo:
Newsletter